(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Procedimentos

Orientações pós-operatórias

Qualquer procedimento cirúrgico deve ser seguido de cuidados pós-operatórios adequados, que são tão importantes para o resultado quanto a cirurgia em si. As informações citadas tem por objetivo reiterar pontos importantes, porém não substituem ou excluem a necessidade da avaliação médica. Siga corretamente as orientações do seu médico.

  1. É recomendado dormir com a cabeceira elevada em aproximadamente 30 graus, de maneira a diminuir o edema pós operatório, assim como o risco de sangramentos, nos primeiros 15 dias de pós operatório.
  2. O paciente deve evitar esforços físicos, mesmo os mais corriqueiros (como abaixar-se para amarrar cadarços de calçados ou assoar o nariz), nos primeiros 15 dias de pós operatório.
  3. Deve-se realizar compressas com gaze e água filtrada ou água mineral gelada sobre o local da cirurgia por 10 minutos, 04 vezes ao dia, durante as primeiras 48 horas do procedimento. Após esse período, deve-se realizar compressas mornas da mesma forma, por mais 48 horas.
  4. Após 24 horas do procedimento, o local da cirurgia deve ser diariamente higienizado com água morna de forma suave, mantendo a área com pontos livre de secreções.
  5. O colírio lubrificante deve ser utilizado no olho do lado operado a cada 02 horas, até o retorno médico. As demais medicações devem seguir orientação específica. Não utilize cosméticos até liberação médica.
  6. Deve-se evitar exposição solar após o procedimento, de modo a prevenir o escurecimento das cicatrizes. É recomendável o uso de óculos escuros, chapéu e roupas compridas. Lembre-se que mesmo o bronzeamento de áreas não submetidas a cirurgia pode contribuir para o aumento da pigmentação da cicatriz. O uso de filtro solar é recomendado, exceto no local dos pontos.
  7. Qualquer alteração da visão, dor acentuada ou sangramento deve ser imediatamente comunicado à equipe, para pronta avaliação médica.

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.

** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.