Os erros ou vícios de refração constituem a principal causa de baixa visual reversível em todo o mundo, à frente de doenças como catarata e glaucoma. São as causas mais comuns de consultas ao médico oftalmologista.
Didaticamente podem ser divididos em:
Miopia: É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.
Hipermetropia: Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.
Astigmatismo: É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.
Presbiopia: Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.
É importante salientar que a consulta oftalmológica de rotina com oftalmologista especialista permite avaliar, além da existência de vícios de refração, sinais de outras afecções oculares ou sistêmicas. Em alguns casos as alterações oculares representam a primeira manifestação da doença.
Assim, recomenda-se uma avaliação anual em adultos. Na infância, o seguimento deve ser mais próximo, pois é o período em que se completa o desenvolvimento da visão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o acompanhamento oftalmológico deve ser semestral até os 2 anos, e a partir dessa idade, deve ser realizado anualmente até os 10 anos de vida.
Para maiores informações sobre o tratamento dos Erros de Refração, visite o site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.
** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.