(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Doenças

Ectrópio

O termo ectrópio SP refere-se à condição na qual a margem palpebral se afasta de sua posição normal em relação ao olho. Afeta mais frequentemente a pálpebra inferior. Embora grande parte dos pacientes não apresente apenas um subtipo isoladamente, podemos classificá-lo nas seguintes variantes:

1. Ectrópio involucional ou senil: é o tipo mais comum, ocorrendo por frouxidão dos tecidos palpebrais em decorrência do envelhecimento, exposição solar e tabagismo. O tratamento busca, em linhas gerais, melhorar a tensão palpebral. A abordagem depende da extensão do ectrópio e do segmento da pálpebra acometido.

2. Ectrópio cicatricial: ocorre  por processo exacerbado de cicatrização da pele palpebral, ou por cicatrização na presença de frouxidão palpebral. Pode se desenvolver por conta de tumores, queimaduras,exposição solar prolongada, traumas ou cirurgias prévias, como blefaroplastias ou ressecção de lesões palpebrais. Em geral são necessários enxertos cutâneos para sua correção cirúrgica.

3. Ectrópio paralítico: secundário principalmente à paralisia facial. Quando acentuado, pode causar exposição ocular e lesão corneana.

4. Ectrópio mecânico: ocorre pela rotação externa da margem palpebral ocasionada principalmente por tumores palpebrais.

 

O tratamento adequado da doença depende do correto diagnóstico de sua etiologia (simples ou composta como, por exemplo, ectrópio involucional e cicatricial), do grau da doença, do local da pálpebra acometido, da frouxidão palpebral e ligamentar, da presença de forças mecânicas ou cicatriciais, da idade e das condições de saúde do paciente.

Assim, é de suma importância a avaliação médica com profissional especializado no tratamento das doenças palpebrais, já que é condição que acarreta intenso desconforto e risco de lesões oculares graves.

Nossos médicos são especialistas em cirurgia de Ectrópio SP, atuando na cidade de São Paulo – SP.

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.

** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.