(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Notícias

Imagina se pega no olho!…

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas em decorrência dos danos causados por traumas oculares. Os mais afetados por traumas decorrentes de acidentes são pessoas em idade laboral, mas eles podem atingir pessoas de todas as idades, em casa, no trabalho ou na escola.
O trauma pode ocorrer de diversas maneiras:
🔴Trauma por contusão: pode ocorrer durante a prática de esportes, com cotovelada ou contato acidental, ou até mesmo por pancadas da bola, ou munições, como no caso do paintball. Nesse tipo de trauma, é importante não pressionar ou tocar na área atingida e levar o acidentado imediatamente para avaliação médica especializada.
🔴Trauma por perfuração: consiste em corte ou perfuração por objetos pontiagudos ou de alta velocidade, assim como em acidentes de alta energia, como os automobilísticos. Nunca tente remover o objeto perfurante! Encaminhe imediatamente o acidentado para avaliação médica especializada.
🔴Trauma por queimadura: em crianças, o risco de queimadura ocular devido a panelas com líquidos ferventes é alto, assim como queimaduras químicas com produtos de limpeza, agentes químicos corrosivos e ácidos. Em caso de contato de substâncias com os olhos, lave abundantemente com água corrente por 30 minutos e procure auxílio médico especializado imediatamente.
🟢 Proteja seus olhos! Use EPI (equipamentos de proteção individual) durante o trabalho e também óculos de proteção em atividades domésticas de risco (como uso de furadeiras ou outros reparos), assim como em outras atividades esportivas ou recreativas.
🟢 Cuidado com animais! Patadas, mordidas e bicadas podem ocasionar sérios danos às pálpebras e aos olhos!
🟢 Atenção especial às crianças! Evite que circulem na cozinha e área de serviço. Cuidado com objetos pontiagudos (lápis, tesoura), queimaduras térmicas (cigarro), brinquedos de risco (armas de pressão, por exemplo) e lesões ao ar livre (galhos, cercas etc).
🟢 Atenção especial aos idosos! Quedas e uso inadvertido de outras soluções confundidas com colírios podem acarretar danos oculares graves.
Compartilhe informação!!