Se a nossa espécie conseguiu alcançar os gatilhos da revolução tecnológica e alterar o planeta inteiro com mais velocidade que qualquer outro fenômeno natural, esse desenvolvimento se deve principalmente à nossa principal característica biológica: A capacidade de cooperar.
No famoso best seller de 2015 “Sapien: Uma Breve História da Humanidade”, o historiador Yuval Harari faz um ensaio sobre 500 mil anos da nossa espécie do planeta – logicamente com maior foco nos últimos 2000 anos de história – chamando atenção a vários comportamentos que permitiram o Homo sapiens se tornar o ser vivo com a maior capacidade de usar o ambiente e a natureza ao seu favor.
O primeiro ponto nessa guinada evolutiva se deve quando abandonamos nosso comportamento caçador e coletor como os nossos outros primos primatas, e passamos a adotar o modo de vida sedentário e fixo, não precisando ir atrás de novas fontes alimentares, já que passamos a cultivar vegetais e criar animais, aumentando consideravelmente as ofertas de alimentos.
Com uma maior oferta de alimentos, as probabilidades de sobrevivência foram aumentando, assim como o número de indivíduos (o começo do crescimento populacional que chegaria aos 7 bilhões de seres humanos em 2011), concomitantemente novas estratégias e formas de relacionamento humano foram se configurando.
Harari lista algumas das principais características que se formaram com essa nova realidade humana: a capacidade de mentir (a inteligência); a capacidade de fofocar (o interesse na vida alheia); a capacidade de acreditar em objetos, animais e até seres humanos mágicos (a crença e a fé em algo).
Pode nos parecer estranho que seja estas as características que nos definiu como espécie dominadora, mas o que nos separa dos outros primatas, além da racionalidade?
A capacidade de cooperar um com os outros, essa cooperação dando origem aos grandes projetos humanos.
As especialidades humanas
Se aumentamos as populações humanas conforme o desenvolvimento tecnológico, naturalmente esses novos indivíduos serão filhos dessa tecnologia, e assim serão profissionalizados para aprender estas técnicas e contribuir com sua sociedade.
Por isso que atualmente as pessoas estão cada vez mais específicas na realização das técnicas profissionais.
Um bom exemplo deste tipo de especialização está presente nas universidades de hoje em dia: se antes só havia o curso de agrônomo e o profissional aprendia não apenas as técnicas agrícolas, mas também pecuaristas, de manejo florestal, e ainda tinha noções dos aspectos ambientais, atualmente todo esse conhecimento esta separado em zootecnistas, engenheiros florestais, ambientalistas, etc.
Por um lado essa especialização é boa, pois os profissionais ficam mais apurados em sua especialidades, entretanto um bom profissional deve ficar atento a não se limitar apenas em uma pequena parte do todo.
A medicina especializada
As ciências médicas é a grande técnica humana, uma das maiores importantes que garantiram a expectativa e qualidade de vida para a nossa espécie.
Claro que um clinico geral é um importante profissional para atender demandas generalizadas, mas caso tenhamos um problema específico em nossa parte do corpo, o clinico geral terá que encaminhar o paciente para o médico especializado.
Por isso os cursos de medicina em todas as partes do mundo apresentam o padrão de 6 anos comum, mais os anos residência, mais os anos para especialização, para assim formar o médico que tenha o conhecimento pleno do corpo humano, junto com a capacidade de clinicar, e consequentemente se especializando em uma determinada parte do corpo.
Clínica especializada na saúde dos olhos
Ainda bem que atualmente podemos contar com os médicos especializados, que faz com que tenhamos segurança e tranquilidade quando precisamos destes serviços.
Por isso que trazemos até você e a sua família a Lopes da Fonseca Oftalmologia.
Somos uma clínica especializada na saúde dos seus olhos, trazendo as melhores soluções em diagnóstico, cirurgia, tratamento e aconselhamento para este mais importante órgão sensorial do nosso corpo.
Realizamos procedimentos não apenas no globo ocular, mas também na pálpebra (pálpebra virada para dentro), vias lacrimais, glândulas associadas, e assim como musculatura e componentes ósseos.
Caso tenha alguma dúvida entre agora mesmo em contato com um de nossos profissionais, estamos aguardando para esclarecer suas dúvidas a respeito da saúde de seus olhos.