(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Notícias

Má saúde bucal pode estar relacionada ao Glaucoma Primário de Ângulo Aberto

1-1024x768Estudo sugere a possibilidade de que efeitos adversos sistêmicos da má saúde bucal possam ter impacto negativo na saúde ocular

A perda recente de dentes – com ou sem doença periodontal – foi associada a um risco significativamente aumentado de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), de acordo com os resultados de um estudo prospectivo sobre saúde bucal em profissionais de saúde masculinos.

“Observamos que os homens que diferiam em número de dentes naturais, se tinham alguma doença periodontal, ou se eles já tinham recebido tratamento de canal radicular, não mostraram diferenças no risco de desenvolver GPAA”, disse Jae Hee Kang, ScD , co-autor do estudo recentemente publicado em Ophthalmology. “No entanto, em comparação com os homens que não relataram nenhuma perda dentária, os homens que relataram perder um ou mais dentes recentemente (nos últimos 2 anos) tiveram 45% maior risco de GPAA (95% CI, 1,06-1,97) e os homens que relataram ter doença periodontal e tinha perdido um ou mais dentes nos últimos 2 anos tinha um risco aumentado de 85% de GPAA (IC 95%, 1,07-3,18).

Esta associação não diferiu pela pressão intra-ocular (PIO) no diagnóstico, mas outras possíveis associações foram identificadas, disse o Dr. Kang, professor assistente de medicina (Departamento de Medicina, Brigham e Women’s Hospital e Harvard Medical School, Boston).

“Observamos  que essas relações foram mais fortes naqueles cuja visão paracentral foi principalmente afetada  versus aqueles cuja visão periférica foi principalmente afetada “, disse o Dr. Kang, acrescentando que a perda de visão paracentral no GPAA tem sido previamente relacionada com a deficiência de fluxo sanguíneo.