(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Notícias

Especialista em pálpebras

A medicina foi, dentro do grande e diverso conjunto tecnológico que compõe o conhecimento humano, uma das ciências cujo desenvolvimento melhor refletiu na atual qualidade e quantidade de vida do ser humano moderno.

Apesar de algumas doenças terem surgido em virtude da alta expectativa de vida que os indivíduos conseguem alcançar nos tempos atuais (com destaque as enfermidades neuro degenerativas, como o Parkinson, Alzheimer e demências), não tem como duvidar que vivemos mais e com melhores recursos, do que por exemplo os indivíduos que viviam algumas gerações atrás.

Vamos pensar: se você vivesse na Idade Média, e necessitasse de um procedimento delicado – como uma cirurgia ou um tratamento crítico – não apenas a efetividade (chance de sucesso) seria baixa, mas também os riscos de sair desta clínica medieval com mais problemas do que quando entrou seriam altos também.

 

A evolução das ciências médicas

Realmente refletir sobre como seria depender da medicina medieval para um delicado e corriqueiro procedimento cirúrgico pode ser bastante assustador.

Vamos comparar: naquela época os instrumentos e utensílios cirúrgicos não apresentavam precisão suficiente (fazendo que pequenos cortes se transformassem em enormes amputações); os “médicos” à época não estudavam o currículo moderno, como no mínimo 6 anos de curso básico mais 2 anos de residência e outros tantos para a especialização (na verdade, os cirurgiões medievais eram também barbeiros, dentistas, dentre outras profissões voltada à higiene pessoal); considerando que a Revolução Microbiológica só ocorreria no século XIX, quando cientistas descreveram o microcosmos que alberga bilhões de seres que podem assumir comportamento patógeno, um procedimento cirúrgico na Idade Média trazia elevado risco para infecções; por fim, uma das características mais traumatizantes: a ausência de anestesias e fármacos para diminuição da dor e da sensibilidade durante o procedimento cirúrgico.

Com as consequentes revoluções tecnológicas e contínuo desenvolvimento tecnológico, mais acentuadamente no século XIX mas principalmente a partir do século XX, a medicina moderna trouxe para nós a tão sonhada segurança e qualidade hospitalar: seja com os preceitos descobertos pela Revolução Microbiológica e suas metodologias para esterilização, seja pela Revolução Industrial e o aumento da precisão de instrumentos e ferramentas voltadas aos procedimentos cirúrgicos, seja ainda pela Revolução Farmacológica e um completo catálogo de fármacos anestésicos que nos faz sofrer menos durante operações cirúrgicas.

 

Os olhos: sensibilidade e importância

Podemos afirmar que os nossos olhos são um dos órgãos sensoriais mais importante no nosso corpo.

E o que ele tem de importância tem de sensibilidade.

Importante, pois foi com o desenvolvimento evolutivo deste órgão que os primatas (e os mamíferos em geral) conseguiram condições biológicas para reconhecer o terreno, identificando tanto as fontes de alimento como possíveis ameaças quanto a predadores e fenómenos da natureza.

Sensível, pois ele é um dos órgãos que fica exposto ao ambiente externo, ao contrário de por exemplo o aparelho auditivo, que fica internamente ao crânio protegido de fatores exógenos.

Um órgão com essa importância e sensibilidade merece os melhores profissionais e especialista para seu respectivo tratamento.

 

Clínica médica para os seus olhos

Aproveitando que não dependemos mais da medicina medieval, podemos atualmente contar com médicos especializados, o que nos faz ter muito mais segurança e tranquilidade perante algum necessário procedimento nos olhos.

A Lopes da Fonseca Oftalmologia sintetiza tudo que uma clínica especializada na saúde dos olhos demanda: composta por oftalmologistas com foco em procedimentos cirúrgicos e corretivos, trazendo as melhores soluções para diagnóstico, cirurgia, tratamento e aconselhamento para este órgão tão importante para nós, não apenas o globo ocular mas pálpebras, glândulas lacrimais, assim como musculatura associada.

Caso tenha alguma dúvida, entre agora mesmo em contato com um de nossos profissionais, estamos aguardando para qualquer dúvida a respeito da saúde de seus olhos.