As práticas cirúrgicas e demais operações relacionadas concentram um grande gama de diferentes procedimentos realizado para trazer o melhor da saúde para o indivíduo, seja no âmbito físico ou no âmbito psicológico.
Se antes, nas épocas medievais, as “clínicas” cirúrgicas se confundiam com barbearias – onde o barbeiro era responsável tanto por catar piolhos do coro cabeludo quanto serrar uma perna gangrenada – atualmente com o desenvolvimento da medicina, clínicas de saúde devem ser primorosamente higienizadas e equipadas com toda a tecnologia e recursos disponíveis na atualidade, geralmente geridas por médicos formados, com experiência em clínica.
Mais sensível ainda é quando falamos de procedimentos cirúrgicos na região dos olhos, devido este órgão ser extremamente delicado, vulnerável a danos, traumas e inflamações.
Por isso mesmo que as técnicas cirúrgicas voltadas aos nossos olhos estão cada vez menos invasivas, e cada vez mais práticas, como o caso da cirurgia do canal lacrimal endonasal.
Muito menos agressiva do que uma cirurgia convencional, a cirurgia do canal lacrimal endonasal é altamente utilizada e recomendada nos círculos médicos e operatórios, já que não necessita intervir diretamente pelo orifício ocular.
Lagrimas surgem, mas nem sempre de tristeza
Nossos olhos são um órgão sensorial tão importante que muitas vezes esquecemos do quanto dependemos dele, seja para reconhecer o terreno e o ambiente no qual estamos inseridos, seja ainda para interagir com as outras pessoas, fazemos uso continuamente desse par de globos oculares que levam a informação da imagem até os nossos cérebros.
E pôr o olho estar exposto ao meio externo, e ter a sua mucosa extremamente delicada, fica muito fácil entrar agentes nocivos, como poluentes que carregam partículas de agentes infecciosos (por exemplo, a maioria das vezes que pegamos uma gripe, provavelmente coçamos o olho quando as nossas mãos estão com elevada carga virótica.
Há assim outras estruturas que auxiliam e protegem os nossos olhos: as pálpebras, que os protege contra agentes físicos e ambientais; os cílios, também com função de proteção; e as lagrimas, que mantem o globo ocular livre para girar na orbita, ainda mantendo lubrificado e protegido de possíveis outras adversidades.
As nossas lagrimas não servem apenas para mostrar o nosso estado emocional, mas também tem essa fundamental função de manter o olho protegido, por isso que um médico especialista é tão importante para tratamento localizados, como a cirurgia do canal lacrimal endonasal.
Clinicas médica especializada na saúde dos seus olhos
Procedimentos cirúrgicos avançados, por mais simples que possam parecer quando comparados com procedimentos convencionais, demandam médicos especialista e com rotina profissional bem desenvolvida, como o caso do responsável pela cirurgia do canal lacrimal endonasal.
Compreendendo está necessidade é que a Lopes da Fonseca Oftalmologia promove para você e para a sua família o melhor serviço médico em diagnóstico, cirurgia, tratamento e aconselhamento para seus olhos.
Focamos em procedimentos para os olhos seja qual fora a sua necessidade, desde patologias infecciosas até traumas.
Não deixe o mais importante órgão sensorial do corpo perder a sua capacidade por negligencias apenas, entre em contato com um de nossos profissionais e esclareça suas principais dúvidas quanto a saúde de seus olhos e sobre cirurgia do canal lacrimal endonasal.